Unidade III - Atividade 5
Post 3
A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVO (I)
Imagem gerada por IA
CONCLUSÃO
Os três vídeos analisados oferecem uma perspetiva abrangente sobre as transformações que a sociedade em rede e as tecnologias emergentes têm promovido na educação contemporânea.
Cada vídeo foca-se num aspeto essencial, que, em conjunto, fornece uma visão ampla e interligada. O vídeo "Transforming the Future of Education (through advanced technology)" projeta o futuro da educação no contexto da Quarta Revolução Industrial, promovendo a integração de ferramentas como realidade virtual e robótica para modernizar o ensino. Já o vídeo "The Limits of Learning — Kids in Crisis" alerta para os desafios emocionais e sociais impostos pelo ensino remoto e pela hiperconectividade, enfatizando a importância de um equilíbrio entre tecnologia e bem-estar. Por sua vez, o vídeo "AI and the Future of Education" destaca a transformação provocada pela inteligência artificial, sublinhando a necessidade de personalização da aprendizagem e o papel central das competências digitais.
Embora diferentes nos seus enfoques, os três vídeos convergem na necessidade de repensar o sistema educativo à luz das mudanças tecnológicas e sociais. A complementaridade é evidente: enquanto o primeiro vídeo equilibra a visão otimista ao propor modelos práticos que integram tecnologias emergentes no contexto educacional, o segundo humaniza a discussão ao abordar o impacto da tecnologia na saúde mental e no bem-estar dos estudantes, como em contextos de pandemia. O terceiro vídeo, por sua vez, sublinha a inovação tecnológica e as possibilidades de personalização.
Esta interligação destaca a urgência de uma abordagem holística (que envolva a formação de professores, a adaptação curricular e o envolvimento ativo das comunidades educativas) e equilibrada para a educação contemporânea. As práticas pedagógicas devem aliar inovação tecnológica com um cuidado profundo pela dimensão humana, garantindo que as necessidades emocionais, sociais e culturais dos estudantes não sejam negligenciadas. Dar prioridade a práticas mais interativas, colaborativas e personalizadas, que respondam aos desafios deste século. É também imperativo que as políticas educacionais considerem as desigualdades no acesso às tecnologias e promovam um ambiente mais inclusivo, como enfatizado em todos os vídeos. Também se reforça um diálogo constante entre educadores, professores, políticos e sociedade em geral para criar um melhor sistema educativo.
Os três vídeos, ao dialogarem entre si, reforçam a ideia de que a transformação digital na educação não é apenas uma questão de integração tecnológica, mas também de adaptação cultural e social. Ao combinar personalização, bem-estar e inovação, é possível criar um sistema educativo que responda de forma eficaz às exigências do século XXI, promovendo cidadãos preparados para enfrentar um futuro dinâmico e conectado.
Nota: Os três vídeos revelam uma lacuna na reflexão sobre a sustentabilidade das práticas educacionais na era digital. A dependência crescente de infraestruturas tecnológicas exige uma gestão responsável dos recursos energéticos e materiais. Assim, é imperativo que a transição para um modelo de Educação 4.0 esteja alinhada com princípios de sustentabilidade ambiental, garantindo que as futuras gerações possam beneficiar de uma educação tecnologicamente avançada sem comprometer os recursos do planeta.
Clicar aqui:
Post 1 (Introdução) | Post 2 (Vídeos)
Bibliografica:
“AI and the future of education”, [Video]. Youtube. https://wcccww.youtube.com/watch?v=-d2VRgej_cY
Bates, A. W. (2017). Educar na Era Digital: Design, ensino e aprendizagem.
Castells, M. (2002). A Sociedade em Rede. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, São Paulo, Editora Paz e Guerra
DW Documentary. (2021, maio 10). The Limits of Learning — Kids in Crisis [Video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=8FKR35OidyU&ab_channel=DWDocumentary
Grajek, S. (2021). "How Colleges and Universities Are Driving to Digital Transformation Today"
Jisc (2019, abril 16). Education 4.0 | Jisc | Transforming the future of education (through advanced technology) [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=aVWHp8FsV1w
Teixeira, A., Bates, T., & Mota, J. (2019). What future(s) for distance education universities? Towards an open network-based approach. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 22(1), pp. 107-126. doi: http://dx.doi.org/10.5944/ried.22.1.22288
Virilio, Paul (1993). A inércia polar. Lisboa. Publicações Dom Quixote, 1993, p.128
Comentários
Enviar um comentário