REAvolution: Educação com Recursos Livres
Dois Interessantes Recursos Educacionais Abertos (REA) para o 1º Ciclo
Enquadramento
No âmbito da disciplina de Materiais e Recursos para eLearning, do Curso Pedagogia do ELearning, este trabalho tem como objetivo exemplificar dois REA distintos, analisando as suas características, aplicabilidades e mostrar os benefícios no contexto educacional. A partir dessa análise, reforça-se a relevância dos REA como ferramenta de apoio à educação inclusiva e de qualidade e realça-se ainda o impacto que os REA podem gerar em diferentes cenários de ensino e aprendizagem.
De entre de um leque alargado de Recursos Educacionais Abertos (REA) disponíveis online (que por opção pessoal tenham um enquadramento dentro do ensino e dos processos de aprendizagem no sentido de serem ferramentas construtivas e dinamizadoras), os REA escolhidos são: um Vídeo e um Cartaz.
1º REA: Vídeo - O Sistema Solar, em ESAKids (https://www.esa.int/kids/en/home)
O REA pode ser consultado aqui: Sistema Solar
Estimula iniciativas e partilha informação interessante sobre o espaço, com uma linguagem adequada à idade dos mais pequenos. Entre os muitos REA disponíveis, optei por selecionar o vídeo sobre o sistema solar, considerando a sua relevância educativa e adequação ao nível etário dos alunos.
Gratuitidade - O
conteúdo é gratuito, acessível (com ou sem internet, após download) para educadores, estudantes e pais, sem
necessidade de assinaturas ou pagamentos.
Acessibilidade linguística - No ESAKids, está disponível em vários idiomas, incluindo português, o que permite que mais alunos possam utilizá-lo, independentemente de sua origem. Muito interessante e importante, nas escolas portuguesas, frequentadas por alunos com nacionalidades muito variadas.
Interatividade - A interatividade torna o processo de aprendizagem dinâmico e
envolvente, especialmente para crianças do 1º Ciclo que necessitam de metodologias ativas e concretas.
Qualidade e credibilidade - O
conteúdo é produzido pela Agência Espacial Europeia, uma instituição altamente
respeitada, o que garante que a informação seja precisa, atual e
cientificamente confiável.
Alinhamento com temas
educativos - Aborda tópicos como astronomia, exploração espacial e ciência,
que são conteúdos relevantes em currículos escolares globais.
Foco em competências digitais - Ajuda a desenvolver competências digitais nos alunos, promovendo o uso responsável e produtivo de tecnologias, com recurso aos computadores pessoais para desenvolvimento de atividades.
Diversidade de recursos - Dentro do tema, tem associado outros REA (jogos, textos informativos e outras atividades),
permitindo que os educadores / professores adaptem o uso conforme as suas necessidades.
Interdisciplinaridade: Fomenta a realização de tarefas no âmbito de outras disciplinas.
SugestÃO de AdequAÇÃO (Obedecendo aos termos de utilização constantes na fonte)
Adicionar pausas estratégicas no vídeo com as questões que constam no guião de exploração.
Adicionar ao vídeo sem pausas (vídeo original), as filmagens da apresentação das maquetas feitas pelos alunos.
Atividade de aprendizagem
Título da atividade: "Explorando o Sistema Solar
com o ESAKids"
Público-alvo: Alunos do 4º ano do 1º Ciclo (9 a 10 anos).
Duração: 90 minutos
Objetivo.geral:
Compreender das características dos planetas e outros corpos celestes do sistema solar, explorando a sua posição, órbita e características principais, a partir de um REA.
Objetivos específicos:
Identificar os planetas e suas
principais características.
Compreender a relação entre o sol
e os planetas (órbitas, gravidade).
Estimular habilidades de pesquisa
e síntese.
Metodologia:
Aula - parte I: Introdução ao Sistema Solar (30 minutos)
Apresentação do vídeo e breve diálogo sobre o mesmo.
Durante a visualização do vídeo, os alunos são incentivados a anotar curiosidades e características de cada planeta, de acordo com um guião de exploração previamente distribuído.
-Nome dos planetas e uma curiosidade sobre cada um.
-O que diferencia planetas terrestres de planetas gasosos.
-Identificar a posição do planeta Terra no sistema solar.
Nova visualização do vídeo, nos tablets individuais, para auto-correção dos registos efetuados.
Com base no vídeo, os alunos, em grupos, criam um modelo do sistema solar usando materiais como papelão, esferas de esferovite ou papel de cor.
Cada grupo apresenta o modelo construído, identificando os planetas e explicando características importantes mencionadas no vídeo.
Aula - parte III: Visualização do vídeo (15 minutos)
Visualização do vídeo sem pausas, com as filmagens da apresentação das maquetas feitas pelos alunos.
Recursos necessários:
Acesso à internet.
Computadores ou tablets para os alunos.
Fichas de acompanhamento.
Material para criar o Modelo do Sistema Solar (papel, canetas, etc.) ou ferramentas digitais.
Resultados Esperados
Os alunos:
identificarão as principais características dos planetas.
saberão diferenciar planetas terrestres e gasosos.
demonstrarão competência de síntese ao apresentar as suas conclusões.
tomarão consciência do trabalho desenvolvido.
desenvolverão o gosto pela utilização de REA.
Este REA, vídeo no ESAKids, destaca-se por ser envolvente, confiável e motivador, ideal para enriquecer atividades. Pode ser integrado em atividades de aprendizagem de forma criativa e eficaz. A suas interatividade, linguagem acessível e em linha com temas globais fazem dele uma excelente escolha para o ensino.
2º REA: Cartaz - O Ciclo da Água, em Water Science School (https://www.usgs.gov/special-topics/water-science-school)
O REA pode ser consultado aqui: O Ciclo da Água
os critérios de seleção do REA (de suporte à minha escolha)
Conexão prática com o mundo real - Ensina o ciclo da água, um tema essencial e presente no currículo português, de maneira clara e visual.
Recurso imprimível e pragmático - Cartaz que pode ser impresso e usado offline.
Experiências simples - Contém
instruções para experiências que podem ser feitas em sala de aula, como criar
um "miniciclo da água" com materiais básicos.
Interdisciplinaridade - Pode
ser usado para integrar conteúdos de Ciências/Estudo do Meio (Água na Natureza), Português (escrita e leitura
sobre o tema) e até Expressões Artísticas (desenhos e maquetes).
Sustentabilidade e consciência
ambiental - Promove reflexões sobre a importância da água e a preservação
dos recursos naturais, temas que são fundamentais para formar cidadãos
conscientes.
Riqueza de informação: Permite complementar a informação que está associada ao Ciclo da Água no 1º Ciclo.
SugestÃO de AdequAÇÃO (REA de domínio público)
Retirar informação, deixando o cartaz apenas com o desenho. Acrescentar a informação retirada à medida que a apresentação/descoberta do cartaz vai progredindo.
Exemplo de Atividade de Aprendizagem
Título da atividade:
"Explorando o Ciclo da Água em Sala de Aula"
Público-alvo: Alunos do 1º ciclo (9 a 10 anos).
Duração: 2 aulas (60
minutos cada).
Objetivo.Geral:
Compreender do ciclo da água e a importância deste recurso natural para a vida, a partir de um REA.
Objetivos Específicos:
Identificar as etapas do ciclo da
água (evaporação, condensação, precipitação, infiltração).
Realizar uma experiência simples
para visualizar o ciclo da água.
Relacionar o ciclo da água ao
consumo consciente e à sustentabilidade.
Metodologia:
Aula 1 – Parte I - Introdução (25 minutos)
Apresentação/Descoberta do cartaz digital.
Descoberta dos pormenores expostos. O cartaz é rico em ilustrações e contém duas colunas laterias com informação de apoio também ilustrada.
Aula 1 – Parte II - Experiência prática (35 minutos)
Material necessário: Vários sacos de plástico transparente (um saco para cada grupo de alunos), um pouco de água, corante alimentar, fita adesiva.
Passos:
- Colocar um pouco de água com corante dentro dos sacos.
- Selar bem os sacos e fixá-los numa janela ensolarada.
- Observar ao longo do dia como a água evapora, condensa e volta a "chover" dentro dos vários sacos.
- Associar as fases das experiências aos conteúdos de cartaz projetado.
Perguntar: "O que acontece se não cuidarmos bem da água?"
Apresentar práticas de consumo consciente. Discussão aberta com sugestões de implementação em casa e no dia-a-dia.
Estimular a criação de uma ferramenta para partilhar junta da família.
Aula 2 – Parte II - Atividade manual (30 minutos)
Construção e ilustração de flyer em suporte digital recorrendo aos computadores individuais (já habitualmente utilizados).
Inserção dos tópicos de sensibilização à temática da preservação da água (conforme discussão na parte I da aula).
Partilha digital do flyer, por email (ou outra ferramenta de partilha já utilizada), com os elementos de contacto de cada aluno, para possível abordagem em contexto familiar.
Resultados Esperados
Os alunos:
compreenderão o ciclo da água de forma visual e prática.
conseguirão explicar as etapas nas suas próprias palavras.
serão incentivados a pensar sobre o uso sustentável da água no seu dia a dia.
levarão mensagens de consciência ambiental positiva para o núcleo familiar.
desenvolverão o gosto pela utilização de REA.
Este REA, Cartaz - O Ciclo da Água, é ideal para crianças do 1º Ciclo, pois permite a combinação do recurso prático, com atividades interativas e consciencialização ambiental. Ele cria uma ponte entre o conteúdo escolar e a vida quotidiana, incentivando uma aprendizagem ativa e reflexiva. Também deverá ser criado um instrumento, on-line, que permita perceber o grau de satisfação dos alunos quanto à utilização deste REA. A aplicar em aula posterior.
Comentários
Enviar um comentário