Unidade III - Atividade 5

          Post 2    

 A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVO (I)



VÍDEO 1: Education 4.0 - Transforming the future of education (through advanced technology)"

https://www.youtube.com/watch?v=aVWHp8FsV1w


Conforme a análise realizada pela Equipa Capa (recensão crítica), e incorporando uma contribuição pessoal, entende-se que o vídeo "Transformando o Futuro da Educação (através da tecnologia avançada)", produzido pela Jisc, contextualiza o impacto das tecnologias avançadas na reformulação do ensino no contexto da Educação 4.0. Explorando a evolução histórica da tecnologia no ensino, o vídeo destaca o papel de ferramentas como inteligência artificial, robótica e realidade virtual na personalização e modernização do processo educativo. Este é um contributo relevante para compreender os desafios e as possibilidades da Quarta Revolução Industrial no setor da educação.

O vídeo enfatiza a urgência de adaptar o ensino aos critérios da Quarta Revolução Industrial, propondo uma abordagem que privilegia a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico. Apesar de apresentar uma visão otimista, carece de exemplos concretos que ilustram a implementação prática da Educação 4.0. No entanto, a sua mensagem provoca uma reflexão pertinente sobre como integrar tecnologias emergentes de forma ética e inclusiva no contexto educacional.



VÍDEO 2: “The Limits of Learning — Kids in Crisis”

https://www.youtube.com/watch?v=8FKR35OidyU&ab_channel=DWDocumentary



Com base na recensão crítica elaborada pela Equipa Capa e enriquecida com uma perspetiva pessoal, relata-se que o documentário "Os Limites da Aprendizagem", produzido pela DW Documentary, aborda os desafios vividos por estudantes alemães durante a pandemia de COVID-19. Centra-se nos impactos do ensino remoto e do isolamento na saúde mental dos jovens, destacando questões como a desigualdade digital, a pressão académica e a ausência de apoio psicológico. Este documentário oferece uma crítica sobre as limitações do ensino mediado pela tecnologia em períodos de crise.

O documentário evidencia os limites da sociedade em rede ao expor as fragilidades de um sistema educativo que não são específicas das particularidades do ensino online. A falta de modelos pedagógicos adaptados e os efeitos negativos na saúde mental dos jovens são questões fundamentais que precisam de ser endereçadas. O filme reforça a necessidade de políticas educacionais que assegurem não apenas a continuidade pedagógica, mas também o bem-estar emocional dos estudantes.



VÍDEO 3: “AI and the future of education”

https://wcccww.youtube.com/watch?v=-d2VRgej_cY



A partir da análise crítica desenvolvida pela Equipa Capa, complementada com uma contribuição individual, entende-se que o vídeo "IA e o Futuro da Educação" apresenta uma visão abrangente sobre como a inteligência artificial e a sociedade em rede estão a transformar a educação. Focado na necessidade de superar os modelos tradicionais de ensino, este documentário propõe a integração de tecnologias emergentes para preparar os alunos para os desafios do século XXI. São enfatizadas competências como criatividade, pensamento crítico e alfabetização digital.

Também é destacado o potencial transformador da inteligência artificial e da sociedade em rede no ensino, promovendo a personalização e a interatividade como pilares de um sistema educativo mais inclusivo e inovador. Apesar disso, alerta para os riscos da desumanização e para os desafios relacionados com a desigualdade no acesso às tecnologias, apontando a necessidade de uma abordagem equilibrada e centrada no ser humano para que a educação se torne um motor de transformação social.


Clicar para aceder a Recensão Crítica pdf da Equipa Capa.


Clicar aqui:

    Post 1 (Introdução)   |    Post 3 (Conclusão)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

REAvolution: Educação com Recursos Livres

Unidade III - Atividade 5

Ambientes Digitais