Unidade III - Atividade 5

                  

A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVO (I)


Estrutura do trabalho:

Como os três vídeos analisados revelam uma clara interligação, evidenciando convergências entre os seus temas, o presente trabalho encontra-se dividido em 3 posts, permitindo uma navegação fluida entre eles. O post 1, enquadra o trabalho num todo e enumera os vídeos, invocando-os e reconhecendo-lhes contributos. Por sua vez, o post 2 explora e analisa criticamente o conteúdo dos vídeos, permitindo aceder à recensão crítica realizada por esta equipa. Finalmente, o post 3 permite um conteúdo relacional dos vídeos por uma descrição crítica, explicitando como as diferentes perspetivas se complementam na construção de uma visão integrada sobre a transformação educacional contemporânea, mesmo em situação de pandemias, nesta Era Digital. 


Post 1 

                                                                            EQUIPA...

   Imagem gerada por IA

Participantes: Djamila Baroni, Eduardo Santos, Isabela Castellani do Amaral, Marília Lopes,  Maria Silva e Marta Ginjeira


INTRODUÇÃO

No âmbito da Unidade Curricular Educação e Sociedade em Rede (ESR), integrada no curso de Mestrado em Pedagogia do eLearning e lecionada pelo Professor António Teixeira, a atividade intitulada "A Rede como Interface Educativo" desafia os estudantes a realizar uma recensão crítica (pdf, post 2) sobre os impactos da sociedade em rede e da cibercultura no contexto educacional. Desenvolvido pela Equipa Capa, o trabalho  explora como a conectividade global e as tecnologias emergentes têm transformado as práticas pedagógicas, as interações entre professores e alunos e os próprios objetivos da educação no século XXI.
A recensão crítica incide sobre três vídeos que abordam diferentes perspetivas sobre o papel da tecnologia e da sociedade em rede no ensino e aprendizagem. 

  1. “Education 4.0 | Transforming the future of education (through advanced technology)”
  2. “The Limits of Learning — Kids in Crisis”
  3. “AI and the future of education”

Cada um dos vídeos oferece contributos relevantes para compreender os desafios e as potencialidades da integração tecnológica no contexto educativo, sublinhando a importância de uma abordagem pedagógica inovadora, ética e inclusiva. Assim, pretende-se fornecer uma visão crítica e fundamentada sobre os caminhos possíveis para a educação na era digital, considerando as implicações sociais, económicas e culturais destas transformações.



Clicar aqui:

Post 2 (Vídeos)   |    Post 3 (Conclusão)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

REAvolution: Educação com Recursos Livres

Ambientes Digitais