Avaliação em Elearning


TEMA 4:
 MODELOS E DESENHO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO  ONLINE


Segue-se a atividade do Tópico 4,  desenvolvida no âmbito deste tema. 
Neste espaço, partilho o plano de avaliação desenvolvido por cada grupo, uma reflexão e autoavaliação da experiência. Boa leitura e espero que seja útil para inspirar práticas formativas mais sólidas e centradas no estudante!    (É uma boa leitura 😉!!)

I- INTRODUÇÃO

Bem-vindo/a ao meu blogue dedicado ao Tema 4: "Modelos e Desenho de Avaliação na Educação Online". Aqui partilho o trabalho que realizei em grupo, com destaque para o desenvolvimento de um Plano de Avaliação, integrado no Curso Online “Da Ideia à Ação – Design Educacional aplicado ao Ensino Online”, construído para a Unidade Curricular de Processos Pedagógicos em eLearning valorizando-se, assim, a interdisciplinaridade neste Mestrado.  
Categoria da disciplina
Neste espaço encontra-se:

  • O plano de avaliação elaborado pelo meu Grupo- Grupo G
  • REA formado pelo contributo de todos os grupos (A, B, C, D, G (o meu grupo) e J), para que se  possam ver abordagens diferentes e enriquecer o conhecimento e a reflexão
  • A minha reflexão crítica individual sobre o processo, incluindo desafios, aprendizagens alcançadas e os ajustes feitos após feedbacks do fórum
  • Uma autoavaliação honesta e comentários sobre sugestões que incorporei ao plano

Este espaço não é apenas uma montra de produtos finais: é um registo vivo de uma jornada como designer pedagógico em formação, onde cada texto e instrumento surge com propósito e intenção. Espero que esta imersão no desenho e avaliação online inspire e ofereça novas perspetivas, para quem, simplesmente, lê ou para quem aqui chega à procura de ideias concretas para a aprendizagem digital.



II- ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AVALIAÇÃO 
DO GRUPO G (O MEU GRUPO)

Desafiada a desenvolver um Plano de Avaliação, as etapas desenvolvidas pela minha equipa foram as que se seguem:


1ª Etapa: Contextualização teórica

Leitura e análise de bibliografia sugerida

Examinámos de forma crítica as principais referências fornecidas pela docente, destacando conceitos estruturantes para o nosso plano de avaliação. Esta análise permitiu-nos sustentar, de forma fundamentada, as escolhas metodológicas e instrumentos do nosso plano, assegurando rigor e consistência teórica.

  • Amante et al. (2017) – Modelo PrACT: Estudámos as quatro dimensões — praticabilidade, autenticidade, consistência e transparência — e identificámos exemplos concretos de como essas orientações informam o desenho de instrumentos e atividades avaliativas.
  • Bearman et al. (2016) – ADDF: Refletimos sobre o processo de tomada de decisão em avaliação, enfocando propósitos, contextos, resultados de aprendizagem, tarefas, feedback e interações, o que orientou a construção de um plano dinâmico e adaptável.
  • Panadero & Johnson (2013) e Fernandes (2021): Debatemos a relevância das rubricas e do feedback formativo para o desenvolvimento da autorregulação e transparência, bem como a clareza na comunicação de critérios aos formandos.


Apresentação e discussão em fórum

No Fórum A4, sob o tema “Composição do Grupo G”, todos os elementos do meu grupo participaram ativamente na construção do quadro teórico que fundamenta o Plano de Avaliação. Foi um espaço de diálogo rico, onde:

  • Partilhámos conceções individuais sobre os modelos PrACT e ADDF, discutindo como cada dimensão pode ser aplicada a contextos reais de e-learning
  • Ajustámos coletivamente o enquadramento teórico, selecionando os aspetos mais pertinentes de Amante et al. (2017), Bearman et al. (2016), Panadero & Jonsson (2013) e Fernandes (2021)
 
Tabela que está inserida no Plano de Avaliação do Grupo G



2ª EtapaSeleção do Curso de formação

A minha equipa decidiu reutilizar um recurso que tinha desenvolvido durante este mestrado, noutra UC, aproveitando o trabalho coletivo que já tínhamos realizado. O nosso 🔗Curso Online "Da Ideia à Ação - Design Educacional aplicado ao Ensino Online" foi idealizado pelos mesmos elementos que compõem o Grupo G e serviu como base para esta atividade, facilitando uma continuidade coerente entre os dois projetos. 


🔗Imagem de entrada da apresentação do curso
 



3ª Etapa: Seleção do Módulo

Optámos pelo Módulo 5 "Avaliação Online", porque nos permitia desenvolver instrumentos de avaliação para todas as cinco tarefas, assegurando uma sequência pedagógica coerente e bem articulada. 



Excerto do Plano de Avaliação do Grupo G




4ª Etapa: Construção da matriz de coerência

Para cada tarefa definimos: objetivos, atividades, critérios e respetivos instrumentos de avaliação (rubricas, checklist, grelha de autoavaliação, ficha de análise crítica, rubrica global e mapa comparativo) e estratégias de feedback.
Garantimos alinhamento entre teoria, metas e prática, reforçando a coerência do plano como um todo.







Tabelas do Plano de Avaliação do Grupo G




5ª Etapa: Desenho dos instrumentos de avaliação pelas tarefas



6ª Etapa: Planeamento do feedback

Desenvolvemos momentos formais de devolutiva:




7ª Etapa: Documento em Word & Design no Canva

Para estruturar o nosso Plano de Avaliação de forma mais clara e acessível, optámos por duas versões complementares:



Elaborada com maior profundidade, esta versão detalha os fundamentos teóricos, os critérios utilizados, os instrumentos de avaliação aplicados e as justificações pedagógicas de cada decisão tomada. Foi construída com base nos modelos PrACT e ADDF, numa lógica de coerência e intencionalidade avaliativa.


A apresentação visual do plano foi feita no Canva, com o objetivo de tornar a leitura mais fluída, dinâmica e apelativa. A organização gráfica permite ao leitor uma navegação mais agradável, especialmente útil em contextos online, e serve de síntese visual para os principais elementos do plano.


8ª Etapa: Partilha e discussão em fórum 

Participação de forma ativa no Fórum A4, partilhando o nosso Plano de Avaliação e acolhendo com atenção as contribuições dos colegas. O diálogo foi rico e construtivo: os comentários abrangeram temas como acessibilidade, clareza, personalização do feedback, autonomia reflexiva e apoio técnico. 


9ª Etapa: Feedback no fórum e refinamento

Integração dos feedback, achados pertinentes, no Plano de Avaliação. Esses contributos foram fundamentais para elevar a qualidade e reforçar o impacto do nosso plano de avaliação, foram muito valiosos para aperfeiçoar o nosso trabalho, ajudando a tornar o plano mais sólido, inclusivo e adaptado aos diferentes perfis de formandos.




III- REA FORMADO A PARTIR DOS PLANOS AVALIATIVOS
PARTILHADOS PELOS GRUPOS

Nesta secção, integra-se um REA construído colaborativamente, fruto da partilha dos planos de avaliação elaborados pelos grupos A, B, C, D, G (o meu) e J. O objetivo é oferecer uma visão plural das práticas avaliativas em contexto de e‑learning.

Este recurso permite:

  • Explorar múltiplas perspetivas: ao reunir diferentes abordagens (focadas em rubricas analíticas, feedback multimodal, gabinetes de coavaliação, avaliação ética, entre outras), enriquecemos o repertório de estratégias avaliativas.
  • Favorecer a aprendizagem colaborativa: reconhecer semelhanças e divergências entre planos evidencia a flexibilidade possível na aplicação de modelos como PrACT, reforçando a personalização e adaptabilidade na avaliação digital.
  • Estimular a criatividade e a inovação: inspira-nos a experimentar novas combinações de instrumentos, momentos de avaliação e dinâmicas de formação, ampliando o nosso próprio plano com ideias validadas por outros grupos.

Explora abaixo os trabalhos e descobre como cada um construiu o seu olhar sobre esta proposta de trabalho  👇

🔗 Links

IV- REFLEXÃO & AUTOAVALIAÇÃO INDIVIDUAL 

Ao longo da realização desta atividade, vivi um percurso de crescimento curricular, profissional e pessoal. Desde o primeiro contacto com os conceitos de avaliação digital (PrACT, ADDF, rubricas, feedback formativo,...), que me questionei: “O que estou a fazer com este módulo?”, “Como posso aplicar isto com os formandos que irei apoiar e orientar?”. Estas perguntas ajudaram-me a refletir o que influenciou a minha colaboração na estruturação do plano de avaliação no Módulo 5 "Avaliação Online", do Curso Online Da Ideia à Ação – Design Educacional aplicado ao Ensino Online", sempre com foco na autonomia dos formandos e na construção crítica do seu percurso.

A leitura da bibliografia sugerida pela professora foi importante para a análise das principais ideias de cada autor. Essas leituras permitiram identificar elementos-chave, como a importância da coerência pedagógica, do feedback formativo, da autorregulação e da construção colaborativa de avaliação.

Participei, nos diversos momentos de interação, discussão, partilha de ideias, críticas construtivas, nos fóruns, que considero terem sido cruciais para a sustentação do plano de avaliação. Deste modo, reconheço o valor do trabalho coletivo, valorizo as ideias reunidas pelo grupo e individualmente

Nos diferentes fóruns, participei ativamente, levantando questões sobre acessibilidade, clareza e aplicação prática, sugerindo, por exemplo que os critérios fossem co‑construídos com os formandos, procurando reforçar a transparência e a dimensão formativa do processo. Os feedback que o meu Grupo recebeu, foram analisados, também em Grupo, e integrados na melhoria do plano, quando entendidos como essenciais para a melhoria da qualidade.

Para equilibrar a estrutura pré‑definida com a flexibilidade que fomenta autonomia, colaborei no desenho do plano de avaliação no que respeita aos vários elementos. A criação de rubricas, planeamento de feedback adaptado ao curso dos formandos, revisão crítica, mapa comparativo e síntese final, entre outros, permitem que os participantes se sintam ouvidos, responsáveis e autorreguladores. Os materiais de apoio, checklist, grelha de autoavaliação, ficha de análise crítica e síntese do percurso, entre outros, ajudaram-me também a monitorizar o meu próprio desenvolvimento e a perceber onde ajustar.

A produção do recurso gráfico no Canva e a consolidação do trabalho no Word, equilibrou clareza visual com rigor académico, promovendo acessibilidade e reflexão profunda. A participação contínua no fórum A4, permitiu-me integrar ideias relevantes que fortaleceram, de forma decisiva, a qualidade final do nosso Plano de Avaliação.

Foi muito interessante a realização da autoavaliação, referente à participação nesta, no formulário disponibilizado para o efeito, pois obrigou‑me a mais um momento de reflexão sobre o tema, a dinâmica estabelecida para e na atividade, o meu desempenho e realização em termos pessoais e participação enquanto elemento de um grupo.

Adicionalmente, considero também muito enriquecedora a realização da heteroavaliação relativa à participação dos meus pares na Atividade 4. Através do formulário específico, esta etapa proporcionou mais um momento de análise crítica, não apenas sobre o desempenho dos colegas, mas também sobre o meu papel no grupo, as nossas dinâmicas de colaboração e o modo como contribuímos mutuamente para o sucesso do trabalho. Essa experiência permitiu-me afinar o olhar avaliativo e reforçar a consciência do valor da construção partilhada.

O que retenho deste processo é que a avaliação formativa verdadeira se constrói ao longo do tempo, com reflexão ativa, personalização construtiva e escuta mútua. Sinto‑me mais preparada para desenhar práticas avaliativas que façam sentido para cada formando. Contudo, vejo claro o caminho para continuar: aprofundar os momentos de autorreflexão, documentar exemplos reais de instrumentos e criar tutoriais de apoio que fortaleçam a acessibilidade digital.

Este exercício não só apurou as minhas competências, como confirmou a avaliação digital como espaço de aprendizagem transformadora, para mim e para quem forma no futuro.



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Referências

-Amante, L. ; Oliveira, I.; Pereira, A. (2017)  Cultura da Avaliação e Contextos Digitais de Aprendizagem: O modelo PrACT”. In Revista Docência e Cibercultura. Vol.1, nº 1. (135-150). http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/30912

-Bearman, M.; Dawson, P.; Boud, B.; Bennett, S.; Hall, M. & Molloy.E. (2016). Support for assessment practice: developing the Assessment Design Decisions Framework, Teaching in Higher Education, DOI: 10.1080/13562517.2016.1160217  https://shre.ink/84UN

-Fernandes, D. (2021). Rubricas de Avaliação. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação
-Panadero, E., & Johnson, A. (2013). The use of scoring rubrics for formative assessment purposes revisited: A review. Educational Research Review, 9(0), 129- 144. http://dx.doi.org/10.1016/j.edurev.2013.01.002

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