3 Importantes Repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REA)

MPeL, dezembro, 2024, por Marília Lopes


A crescente procura por Recursos Educacionais Abertos (REA) reflete uma transformação significativa na forma como o conhecimento é produzido, partilhado e acedido a nível global. Os repositórios internacionais da REA desempenham um papel crucial neste contexto, funcionando como plataformas que democratizam o acesso a conteúdos educativos de qualidade, promovem a colaboração entre educadores e facilitam a adaptação de materiais a contextos locais.

Três exemplos de repositórios de REA que são amplamente reconhecidos e se destacam pela relevância, abrangência e impacto no panorama educativo mundial, em diversas áreas do conhecimento:

 

1ª fonte / repositório



 

Como primeiro exemplo de repositório de Recurso Educacional Aberto (REA) escolho o OpenStax, uma plataforma vinculada à Rice University (a William Marsh Rice University, comumente conhecida como Rice University, é uma universidade particular de pesquisa e investigação em Houston, Texas, Estados unidos).

O principal motivo de interesse deste OpenStax é o compromisso da plataforma em oferecer livros didáticos de alta qualidade, revistos, credenciados e licenciados em formato aberto. o que permite que educadores e instituições utilizem, adaptem e distribuam os materiais gratuitamente. Esta abordagem está alinhada com os princípios da REA, conforme definido por David Wiley, um dos pioneiros no campo, que destaca a importância dos “5Rs” da REA: Retenção, Revisão, Reutilização, Redistribuição e Remistura (Wiley, 2014).

O OpenStax é uma plataforma que tem vindo a revelar-se de grande relevância para o ensino superior, cobrindo diversas áreas do conhecimento, como ciências, economia e matemática, e promovendo acesso igualitário a materiais educacionais. Os seus recursos são desenvolvidos para atender aos currícula padrão, o que os torna uma opção prática para professores e estudantes que procuram reduzir os custos com materiais de estudo, sem abrir mão da qualidade. Martin Weller sublinha que iniciativas como o OpenStax representam uma oportunidade para reformular a educação, promovendo um sistema mais acessível e equitativo (Weller, 2014).

Das várias pesquisas que fiz, a opinião geral sobre o OpenStax é amplamente positiva devido à sua missão de tornar os recursos educacionais acessíveis e gratuitos para estudantes em todo o mundo. 


Fundamentação para a minha escolha:

  • Acessibilidade e sem Custo: Estudantes e professores apreciam o fato dos livros serem gratuitos, considerando os altos custos dos livros didáticos tradicionais. Isso ajuda a aliviar o peso financeiro para muitos alunos​.
  • Qualidade do Conteúdo: Os livros do OpenStax são revistos por pares, abrangem temas essenciais e são projetados para serem claros e de fácil compreensão. Eles são amplamente usados em disciplinas de grande procura, como biologia, física e matemática, em faculdades e universidades​.


No geral, o OpenStax é reconhecido como uma solução inovadora para reduzir custos educacionais, promover a equidade na aprendizagem e fornecer conteúdo de alta qualidade, sendo que haverá ainda espaço para melhorias tecnológicas na sua plataforma e no suporte à personalização de materiais.


No seu site oficial consideram como sua missão:

Nossa Missão

"Imagine se cada aluno pudesse ter acesso a uma educação incrível — uma que fosse construída para despertar a curiosidade e alimentar o sucesso. Na OpenStax, estamos a tornar isso numa realidade. Como uma iniciativa sem fins lucrativos sediada na Rice University e a maior editora de recursos educacionais abertos do mundo, a OpenStax está comprometida em tornar uma educação incrível acessível a todos. Por 25 anos, temos fornecido recursos digitais gratuitos que quebram barreiras à aprendizagem, para que os alunos possam aceder ao conhecimento de alta qualidade sem o fardo do custo. Usando tecnologia de ponta, incluindo IA, estamos a criar experiências de aprendizagem mais relevantes e personalizadas que atendem os alunos onde eles estão. Com a OpenStax, a educação está sempre ao alcance, para qualquer pessoa que esteja ansiosa para explorar. E ao celebrarmos 25 anos de impacto, estamos mais animados do que nunca sobre o futuro do ensino e da aprendizagem." 


Link: https://openstax.org/impact




2ª fonte / repositório




Em segundo lugar, e para concretizar com um exemplo português que considero de bastante relevância, nomeio a Plataforma de Recursos Educativos Digitais e Abertos (REDA), administrada pela Direção Regional da Educação dos Açores. A REDA dedica-se à disponibilização de conteúdos educativos abertos para a comunidade escolar oferecendo materiais gratuitos e sem restrições para adaptação e redistribuição.

A REDA enquanto plataforma REA, oferece materiais aos alunos e professores sem restrições de uso, permitindo reutilização e partilha conforme o conceito de REA. Ela cobre várias áreas de ensino, desde o 1.º ao 12.º ano, com recursos interativos, como jogos e museus virtuais.

Conforme descrito no próprio portal: 

Os alunos têm acesso a recursos que os vão ajudar a estudar o que aprenderam na sala de aula, nomeadamente jogos, museus virtuais, notícias e novidades de várias disciplinas, do 1.º ao 12.º ano.”

https://apoioescolas.dge.mec.pt/recursos/recursos-educativos-digitais-e-abertos-reda

https://edu.azores.gov.pt/ensino_a_distancia/plataforma-de-recursos-educativos-digitais-abertos-reda/


Por sua vez, o Ministério da Educação, em

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/boletim/reda.pdf

afirma “(…) foi criada uma plataforma de recursos educativos digitais abertos, denominada REDA (http://www.reda.azores.gov.pt/), cujo objetivo é partilhar e promover a disponibilização de recursos educativos de qualidade, impulsionando o trabalho colaborativo interpares e um sentimento de comunidade entre professores. Deste modo, oferece-se um conjunto de recursos educativos em vários suportes e para diferentes áreas, atualmente para todos os ciclos do Ensino Básico, proporcionando-se a disseminação de boas práticas, de projetos inovadores, dando aos professores a possibilidade de se “aproximarem” dos alunos em termos tecnológicos, capacitando-os para uma plena integração no século XXI. (…)” 



Fundamentação para a minha escolha:

  • Acessibilidade para todos: A plataforma pretende facilitar o acesso a recursos digitais por qualquer utilizador, sem barreiras financeiras ou de registo, promovendo a inclusão e a equidade no ensino.
  • Diversidade de Recursos: Oferece uma diversidade de materiais assinalável, desde jogos educativos a conteúdos curriculares, abrangendo níveis de ensino do 1.º ao 12.º ano. Conforme suprarreferido, também inclui experiências interativas, como museus virtuais, que tornam o ensino mais dinâmico e envolvente​, uma característica que Paul Stacey (2013) considera essencial para o sucesso dos REA em contextos educacionais diversos.
  • Apoio ao Ensino e Aprendizagem Personalizados: Os recursos são estruturados para complementar o trabalho dos professores e facilitar a revisão e o aprofundamento de conteúdos pelos alunos, seja em sala de aula ou no ensino a distância​.

A REDA é um exemplo inspirador de como as tecnologias abertas podem apoiar a educação e transformar o acesso ao conhecimento numa ferramenta prática e eficiente.


Links:https://edu.azores.gov.pt/proj_prosucesso/reda-recursos-educativos-digitais-abertos/




3ª fonte / repositório




Para terceira escolha, nomeio o repositório MERLOT (Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching) desenvolvido pela Universidade Estatal da Califórnia e que oferece conteúdos em inglês e espanhol.

Conforme descrito na página de entrada da plataforma: O sistema MERLOT fornece acesso a materiais de suporte e aprendizagem on-line selecionados, além de ferramentas de criação de conteúdo, liderados por uma comunidade internacional de educadores, alunos e pesquisadores.” Acrescenta ainda que o “MERLOT é uma comunidade internacional de educadores, alunos e pesquisadores”.

Segundo Felipe del Pozo, responsável pela área CRIA da Universidade Internacional de Andaluzia (https://www.youtube.com/watch?v=_QgdfAM1DqU), este repositório tem uma particularidade muito interessante, e que na verdade, acabou por também ser o principal impulsionador desta minha terceira escolha: o Merlot permite interação do usuário, o que por sua vez promove a sua constante melhoria.


Fundamentação para a minha escolha:

  • Diversidade e Alcance: O MERLOT oferece uma ampla gama de materiais educacionais revistos por pares, abrangendo diversas disciplinas, como ciências, artes, educação e tecnologia, sendo útil para professores, alunos e pesquisadores de todos os níveis de ensino.
  • Interface Interativo: O repositório permite que educadores partilhem, avaliem e utilizem recursos, promovendo uma comunidade global de ensino. Acresce a particularidade interessante de permitir que o utilizador acrescente conteúdos que podem contribuir para a melhoria do tema em análise.
  • Licenças Abertas: Os materiais disponíveis no MERLOT são licenciados para garantir que possam ser adaptados e utilizados em diferentes contextos, seguindo os princípios de Recursos Educacionais Abertos (REA).


Link: https://www.merlot.org/merlot/


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Referências bibliográficas:

Stacey, P. (2013). A pedagogia dos MOOCs. Obtido em 12 de 12 de 2024 https://edtechfrontier.com/2013/05/

Wiley, D. (2014). The Access Compromise And The 5th R. Obtido em 12 de 12 de 2024:

   https://opencontent.org/blog/archives/3221

Weller, M. (2014). A batalha pela Aberto: Como a abertura venceu e por que não parece     vitória. Obtido em 12 de 12 de 2024. Ubiquity Press . https://doi.org/10.5334/bam





 

 

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