Dois Interessantes Recursos Educacionais Abertos (REA) para o 1º Ciclo Enquadramento No âmbito da disciplina de Materiais e Recursos para eLearning, do Curso Pedagogia do ELearning, este trabalho tem como objetivo exemplificar dois REA distintos, analisando as suas características, aplicabilidades e mostrar os benefícios no contexto educacional. A partir dessa análise, reforça-se a relevância dos REA como ferramenta de apoio à educação inclusiva e de qualidade e realça-se ainda o impacto que os REA podem gerar em diferentes cenários de ensino e aprendizagem. De entre de um leque alargado de Recursos Educacionais Abertos (REA) disponíveis online (que por opção pessoal tenham um enquadramento dentro do ensino e dos processos de aprendizagem no sentido de serem ferramentas construtivas e dinamizadoras), o s REA escolhidos são: um Vídeo e um Cartaz. 1º REA: Vídeo - O Sistema Solar, em ESAKids ( https://www.esa.int/kids/en/home ) O REA pode ser consultado aqui: ...
A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVO (I) Estrutura do trabalho: Como os três vídeos analisados revelam uma clara interligação, evidenciando convergências entre os seus temas, o presente trabalho encontra-se dividido em 3 posts, permitindo uma navegação fluida entre eles. O post 1 , enquadra o trabalho num todo e enumera os vídeos, invocando-os e reconhecendo-lhes contributos. Por sua vez, o post 2 explora e analisa criticamente o conteúdo dos vídeos, permitindo aceder à recensão crítica realizada por esta equipa. Finalmente, o post 3 permite um conteúdo relacional dos vídeos por uma descrição crítica, explicitando como as diferentes perspetivas se complementam na construção de uma visão integrada sobre a transformação educacional contemporânea, mesmo em situação de pandemias, nesta Era Digital. Post 1 ...
Tema1 EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE 1. O vídeo do Professor António Moreira (2022) assinala o caminho… Vivemos uma transformação profunda na forma como pensamos, organizamos e experienciamos a educação. Esta mudança não se resume à introdução de tecnologias no ensino, mas corresponde a uma verdadeira reconfiguração dos tempos, espaços e relações pedagógicas, dando origem a um novo ecossistema educativo . Identificamos, atualmente, uma era analógico-digital , marcada pela fusão entre dois mundos que antes pareciam separados: o físico e o virtual. Esta realidade não se traduz apenas na presença de tecnologia nas escolas, mas numa reconfiguração profunda da educação, onde os tempos, os espaços e as relações pedagógicas se tornam mais fluidos, interativos e adaptáveis. É neste contexto que se destaca o conceito de hibridismo educativo como uma abordagem que reconhece a coexistência e interligação entre o presencial e o digital, entre o formal e o informa...
Comentários
Enviar um comentário